domingo, 30 de novembro de 2008

Bom

A frase do Dr. House provocou alguns comentarios divergentes, talvez em funcao de um entendimento conflitante da palavra "bom".
No meu entender, quando House diz "bom", ele quer dizer "competente", habil. Nesse sentido, voce pode ter nascido com habilidade natural para algo - esporte, artes, etc - ou voce pode aplicar-se para tornar-se "bom"em algo - informatica, politica, economia, letras, musica - como eu tentei um dia aprender violao, ou pode desistir, como acabei fazendo.
Ja o Adiron preferiu "bom" como caracteristica ontologica, em oposicao a "mau". 
Sobre este segundo sentido de "bom", publico algo amanha. Aguardem!
(texto escrito sem os acentos por estar usando um computador estrangeiro. Desculpem-me.)

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

3 alternativas

"Na vida, você tem três alternativas: nasce bom, torna-se bom, ou desiste. Qual é a sua?"

House, no seriado de TV do mesmo nome.

Errata

A voz em dueto com Milton Nascimento é de Mercedes Sosa - Volver a los 17.
Violeta Parra é a autora, já falecida. Na pressa, equivoquei-me. Desculpem-me.
Gracias pelo toque, Adiron!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Meditando com M. Nascimento - 2

…“solo el amor com su ciencia
nos vuelve tan inocentes...
...el amor com sus esmeros
al viejo lo vuelve niño
y al malo solo el cariño
lo vuelve puro y sincero
”...

Milton Nascimento e Violeta Parra em “Volver a los 17”, composição dela.

(para ouvir, clicar sobre o nome da canção)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Observações de um Turista Distraído

A cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, é uma cidade muito importante para mim, por várias razões. Nascido lá, no longínquo 1952, mudei-me bebê ainda, mas não perdi o contato. Meus avós maternos moravam lá, assim como os três irmãos mais novos de minha mãe. Por essa razão, frequentemente descíamos os 70 km de serra que separam a cidade da capital. Eu passava semanas por lá, nas férias escolares.
O tempo passou, meus avós faleceram, mudei-me para o interior, mais longe, e os compromissos da vida impuseram outras dificuldades para frequentar suas praias. Mas nunca deixei de fazê-lo, mesmo raramente.
Um dos grandes atrativos da cidade é que sua longa praia, de mar calmo e larga extensão de areias finas, é acompanhada de um jardim, que separa a praia da avenida beira-mar, jardim esse considerado o de maior extensão contínua no mundo, pelo Guinness. Chega-se a ela por uma avenida – a “Ana Costa” - na qual centenárias palmeiras imperiais erguem-se alto lhe dão um toque “holliwoodiano”.
Por este jardim é possível fazer longas e deliciosas caminhadas nos dias em que a praia não está convidativa, tomar água de côco, sentar nos bancos ao longo do jardim para apreciar a paisagem, o pôr-do-sol, os cães passeando com seus donos, os jovens praticando esportes nas areias, as crianças correndo pelos gramados, os monumentos espalhados – ao Imigrante, a Santos Dumont, a Anchieta, a escultura, em tamanho natural, de um leão que pode ser “montado” pelas crianças, etc – as fontes e os espelhos d'água que são iluminados à noite.
Durante as noites de verão, é comum armarem-se palcos onde artistas se apresentam gratuitamente e a música se espalha pelo ar.
Num extremo, chamado de Ponta da Praia - por onde os grandes navios passam a caminho do porto - foi instalado há muito o “Aquário” da cidade. Recém reformado e ampliado, é um lugar onde se pode passar horas a observar animais marinhos de todos os tipos, formas e tamanhos.
A cidade da minha infância mudou bastante. Mas a faixa litorânea, com a praia extensa e seu jardim acompanhando continua fazendo valer a pena visitá-la.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Afinal, qual a diferença?

A Folha de São Paulo deste domingo, 23 de novembro, publica na primeira página de seu caderno de Ciência, uma reportagem sobre o entusiamo dos cientistas em relação a uma possível resposta à pergunta: "afinal do que é feita a matéria escura?"
Afirmam eles que a matéria, tal como a conhecemos - também "chamada "bariônica" - responde por menos de 5% dos ingredientes do Universo". E outros 23% podem ser compostos pelo que chamaram de "matéria escura", "tipo exótico que não pode ser visto, nem detectado diretamente - dái seu nome".
"Há décadas os físicos tentam descobrir qual é a identidade da matéria escura. Uma das suspeitas é que seja formada por Wimps (partículas maciças fracamente interativas), entidades também misteriosas que não podem ser detectadas por instrumentos comuns na Terra por não interagirem com nada."
Agora, do alto de minha santa ignorância, pergunto eu: Qual a diferença entre isto - esta postura "científica" dos nobres físicos - e a fé religiosa de um... digamos, monge beneditino?
Digam-me, please, como podem tantos cientistas se colocarem veementemente contra qualquer tipo de fé religiosa, e crerem, piamente, nisso que tá escrito acima???
Ah, tenha a santa paciência!!! E parem, Senhores Pseudo-Cientistas, de ficarem ridicularizando aqueles que tem na fé religiosa um marco referencial em suas vidas. Vocês são mais patéticamente crédulos do que qualquer carola de carteirinha!!!
E tenho dito.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Machadiando

Li Machado de Assis, mais por obrigação escolar do que por prazer, quando adolescente. Não me lembro de ter gostado ou desgostado.
Agora depois de velh... digo, maduro, resolvi revisitá-lo, por conta de algumas citações e referências lidas aqui e acolá; confesso estar embevecido com a leitura de Dom Casmurro - leitura fácil, cheia de idéias, dinâmica, enfim... um charme!
Para quem ainda não se aventurou, recomendo e dou um exemplo da leveza e inteligência de seu texto:

"...Catei os próprios vermes dos livros, para que me dissessem o que havia nos textos roídos por eles.
- Meu senhor, respondeu-me um longo verme gordo, nós não sabemos absolutamente nada dos textos que roemos, nem escolhemos o que roemos, nem amamos ou detestamos o que roemos: nós roemos.
Não lhe arranquei mais nada..."

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"No One is Alone"

Pra quem assistiu o video dos golfinhos, e gostou da música, mas não sabe o nome, aqui vai:
Chama-se "No one is alone" (Ninguém está só) e você pode ouvi-la - cantada - porque é de um musical da Broadway chamado "Into the Woods".
Se alguém souber da versão orquestrada, me avise, porque ficou mais legal que esta.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Meditações com Milton Nascimento

(Para ouvir a respectiva música, clique no nome dos autores)

A felicidade é como a pluma
que o vento vai levando pelo ar...
...a felicidade é como a gota
de orvalho numa pétala de flor...

Tom Jobim & Vinicius de Moraes

“...não pense em mim,
que eu não te quero meu.
Eu te quero seu...”

Ana Terra e Danilo Caymi

“Sim, todo amor é sagrado
e o fruto do trabalho
é mais que sagrado...”
Beto Guedes e Ronaldo Bastos

“Hoje não passa de um dia
perdido no tempo...”

Toninho Horta

“Longe se vai, sonhando demais
mas onde se chega assim...”
Sergio Magrão e L. Carlos Sá

“Um fogo queimou dentro de mim...
Um rio passou dentro de mim...
Um vento bateu dentro de mim...
...Vida breve,
natureza
quem mandou, coração?”
Joyce e Mauricio Maestro

“Sendo assim, não leva a mal
pára de machucar
quem sempre te amou...”
Beto Guedes e Ronaldo Bastos

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Os defuntos

"Os defuntos são tão calados! Nenhum jamais reclamou do médico que o matou!!!"

De Molière, em "Médico à Força", comédia em um ato, de 1670. Parece escrita ontem...

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Arcos e Golfinhos

Im-per-dí-vel!!!
Passe lá na Mamanunes e veja o video sobre os golfinhos...
Ah! Que coisa linda!!!
Vai, passa lá... É um minutinho só... Garanto que você nao vai se arrepender!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A nova Toyota Hilux 2009

Não!!! Não é mais um texto esculhambando com o comportamento inaceitável de alguma empresa...
Também não é elogio ao produto - que está muito além das minhas possibilidades financeiras.
Trata-se de uma reflexão proporcionada pelo mais recente comercial de televisão da nova "pick up" lançada pela empresa japonesa.
Em um cenário idílico - árvores, rios, montanhas e vales se descortinam à frente do veículo. Uma voz afirma "como seria ótimo se não existissem os obstáculos, desafios e dificuldades na vida". À medida que o narrador fala, o cenário muda, como mágica, e as montanhas se aplainam, os rios secam, as árvores desaparecem e tudo em volta do veículo se transforma em uma planície lisa, plana, sem nada para interferir em qualquer direção que o veículo queira seguir.
"Não!" - diz o locutor - "não seria melhor!!!". O cenário volta ao que era, e o valente carro enfrenta os desafios, sobe montanhas, atravessa rios, passa por barro e pedra.
O comercial termina falando das novas qualidades da "pick up" japonesa, mas poderia também dizer que, às vezes, desejamos ter um caminho plano e inerte à frente, mas a vida é feita de percalços e são eles que fazem a "paisagem" da vida ser exuberante, e maravilhosa. São as variações da "trilha da vida" que a tornam tão complexa e atraente.
Na próxima vez que eu reclamar das dificuldades da vida, tentarei me lembrar do impacto que foi ver aquela paisagem inerte e sem vida; como é muito melhor ter as montanhas para subir, florestas e rios para atravessar, por mais difíceis e penosos que sejam!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Friends (O Tempo Passa...)

Long ago, far away... Assim começam as histórias de príncipes e dragões... e ogros, atualmente. Houve um tempo, muito longe daqui... eu tinha apenas dezoito anos e provava a maior experiência de vida que um adolescente pode imaginar: morar no exterior.
Lógico que foi super-bárbaro, massa, irado mesmo, supimpa, trilegal. Muito bom, mas não foi fácil. Deixei toda a família para trás – ou “para baixo” se pensarmos no globo e no fato que fui do hemisfério sul para o norte – os amigos, a namorada, tudo o que eu considerava “familiar”, “conhecido”, “meu mundo”. E parti para novas plagas, novas experiências, nova família: pai, mãe, irmão – novidade para mim -, irmã, namorada e... amigos.
E justo quando estou nessa “estrada”, com novos amigos por perto e velhos amigos tão longe, é que Elton John, então apenas um “rock star” novato, lança “Friends”, parte da trilha sonora do belíssimo filme de mesmo nome.
O tempo passou, e a música e o filme caíram no esquecimento para muitos. Para mim, no entanto, ela guarda significados e lembranças inestimáveis. Se você tem amigos, então tá tudo certo!!!
Quem quiser curtir a música, clic aqui. Abaixo, a letra com uma tradução própria.

Friends - Amigos *

Música de Elton John, letra de Bernie Taupin
Da trilha sonora do filme Friends

I hope the day will be a lighter highway / Espero que o dia seja um estrada suave
For friends are found on every road / Porque amigos se acham em qualquer estrada
Can you ever think of any better way / Não se pode pensar em lugar melhor
For the lost and weary travellers to go / Para viajantes perdidos e cansados irem
Making friends for the world to see / Fazer amigos para que o mundo veja
Let the people know you got what you need / Deixar as pessoas saberem que você tem o que precisa
With a friend at hand you will see the light / Com um amigo por perto você se iluminará
If your friends are there then everything's all right / Se seus amigos estão aqui, está tudo certo!
It seems to me a crime that we should age / Acho um crime nós envelhecermos
These fragile times should never slip us by / Estes tempos tão frágeis não deviam nos escapar
A time you never can or shall erase / Uma época que você não pode nem deve apagar
As friends together watch their childhood fly / Como amigos que juntos vêem a infância voar

* Uma homenagem aos meus amigos de infância e aos novos amigos da blogosfera!!!

Batata quente

Quem ainda não viu lá no "Canto do Jo", meu nobre amigo português, veja aqui.
É um boa hora pra gente renovar o compromisso de combater este escândalo... e parar de passar a batata quente pros outros!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Pai & Filho

Tenho um filho maravilhoso. Damo-nos muito bem. Nem por isso, a distância entre gerações deixa de se manifestar. Nas artes, na filosofia, no esporte, nas atitudes, na política, na visão de mundo, mesmo quando há sintonia e concordância, sinto diferença, um intuir, um pulsar, um agir e reagir dele, que é diferente do meu.
Cat Stevens, um grande artista dos anos 70 - autor de sucessos como "Morning Has Broken", "Where Do The Children Play" e "Wild World", que se converteu ao islamismo e sumiu - escreveu, ainda jovem, uma canção sobre esta distância intransponível entre gerações. Nela, pai e filho dialogam - o ouvinte é testemunha -, exprimem a complexidade da relação entre seres que se amam e divergem.
Clic aqui para ouvi-la, e acompanhe o diálogo abaixo:

FATHER AND SON / Pai e Filho
By Cat Stevens

[Father]:
It’s not time to make a change, / Não é hora de mudar
Just relax, take it easy / Relaxe, vá com calma
You’re still young, that’s your fault / Você ainda é jovem, esse é seu defeito
There’s so much you have to know. / Ainda há tanto para aprender.
Find a girl, settle down / Ache uma garota, instale-se
If you want, you can marry her / Se quiser, pode até casar
Look at me, I’m old, but I’m happy. / Olhe pra mim, sou velho, mas feliz
I was once like you are now / Já fui como você
And I know that it’s not easy / E sei que não é fácil
To be calm, when you found / Ser calmo, quando descobre
Something going on. / Algo acontecendo.
But take your time, think a lot / Mas dá um tempo, reflita
Look at everything you’ve got / Veja tudo o que você já tem
You’ll still be here tomorrow / Você estará aqui amanhã
But your dreams may not. / Mas seus sonhos podem não estar
[Son]:
How could I try to explain / Como posso tentar explicar
When I do, he turns away again / Quando tento, ele se vira e vai embora
And it has always been the same, / E tem sempre sido esta mesma
Same old story. / Mesma velha história.
From the moment I could talk / Desde que pude falar
I was ordered to listen / Mandam-me ouvir
Now, there’s a way / Agora, há um jeito
And I know that I have to go away. / E sei que devo ir embora
I know… I have to go / Sei... devo ir
[Father]:
It’s not time to make a change / Não é hora de mudar
Just sit down, take it slowly / Sente-se, vá devagar
You’re still young, that’s your fault / Você ainda é jovem, este é seu defeito
There’s so much you have to go through. / Ainda vai passar por tanta coisa
Find a girl, settle down / Ache uma garota, instale-se
If you want, you can marry / Se quiser, pode casar
Look at me, I am old, / Olhe para mim, sou velho
But I’m happy. / Mas sou feliz.
[Son]:
All the times that I cried / Quantas vezes eu gritei
Keeping all the things I knew inside / Guardando dentro de mim tudo o que sabia
It is hard, but it’s harder to ignore it. / É difícil, mas é ainda mais difícil ignorar
If they were right, I’d agreed / Se eles estiveraem certos, vou concordar
But It’s them and they’re not me now / Mas são eles, e eles não são eu
There’s a way that I know that I have to go away / Há um jeito e sei que devo ir embora
I know I have to go… / Sei que devo ir...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Mais simples... - 2

Sinto que me enganei. Por anos tenho pensado que o problema do ser humano é complicar tudo, mesmo quando não quer. Complica sem querer. Usa palavras demais, raciocinio demais, busca demais, esforça-se demais, briga demais... complica demais!

Nos últimos anos tentei descomplicar minha vida. Diminuí o número de cartões de crédito - não tenho para gastar -, diminuí o número de contas bancárias - pra quê pagar tarifas? -, diminuí o número de blogs - antes eram dois, agora, um -, mudei-me para uma cidade menor - se bem que cresceu tanto que penso seriamente em mudar-me de novo. Enfim, tentei deixar as coisas mais simples e enxergá-las mais simples.

Estilo de vida simples: eis minha aspiração. Não me refiro a tornar-me um "amish" ou um adepto de John Zerzan, apesar de todo o apelo emocional que ambos tem sobre mim. Não pensei em abrir mão da civilização ou da tecnologia, apenas enxergar a vida e vive-la de forma mais simples. Só.

Qual o quê!!! Não se pode simplificar a vida radicalmente sem perder... vida! Porque a vida é, vejo agora, complexa, complicada. Ser raso, superficial ou não querer enxergar o emaranhado tecido que compõe a vida não vai transforma-la, como num passe de mágica - taí outra coisa complicada - em simples. Não se resolvem equações complexas com receitinhas de bolo!!!

O mundo é complexo, tanto em realidades objetivas, quanto subjetivas. Negar isso é caminhar a passos firmes para a frustração. O melhor é - como dizem os antigos - "pegar o boi pelo chifre" e "seja o que Deus quiser!!!".

Aliás, aí está outro exemplo de complexidade. Tem gente de monte simplificando Deus. "Deus é isso", "Deus é aquilo", como se pudéssemos classificá-Lo como a uma mariposa. Deus é tão complexo que os antigos, que escreveram os primeiros livros da Bíblia, usavam para designá-Lo uma palavra impossível de ser pronunciada. Verdade!!! Pergunte pra quem entende! (ou clic aqui).

Portanto, não tem jeito. Vou deixar de gastar minhas energias pra simplificar o insimplificável e vou lutar com as poucas armas que disponho - figuradamente! - para fazer deste mundo, não um lugar mais simples, mas um lugar complexo, e mesmo assim, acolhedor para o ser humano.

Simplifiquei demais o assunto???

E. t. - Se tiver 5 minutos, assista o video "Surplus" feito com base nas idéias e ideais de J. Zerzan. Tem legendas em inglês. Vale a pena!!!

Veja também o que escrevi sob o mesmo título: "Mais Simples..."

Aí vem o sol !!! (O Tempo Passa...)

Mais uma música. Esta tem tudo a ver com sentimentos de quem partilha as esperanças brotadas da candidatura de Barack Obama. Para ler sua letra enquanto ouve, vá logo ao blog do Volney. O primeito post explica o segundo, que é onde a música está .

Eu, adolescente, estava nos EUA há 8 meses. Depois de um inverno totalmente estranho à minha experiência - frio, neve, céus cinzas, paisagens sem folhas nas árvores - trazendo saudades de casa e melancolia, o inverno terminava. O brilho do sol num céu azul profundo começava a refletir-se em multicores flores por todos os lados. Respirava-se vida, em abundância. Anunciava-se para breve o fim do ano letivo, as férias quentes e alegres dos estudantes, o retorno ao Brasil.
Neste contexto, os Beatles lançam "Here Comes The Sun". Não tinha como não chorar. De alegria. Chorei. Finalmente, aí vem o Sol!!!

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Lembra...

Parece que alguns amigos gostaram da música postada ontem. Segue outra. Esta é de autoria de Harry Nilsson, um roqueiro americano muito querido pelas estrelas do roque nos anos 70. A música Remember - clic para ouvi-la -é parte de um filme muito louco sobre Drácula, que ele filmou com participação do beatle Ringo Starr. Seu maior sucesso foi a interpretação de "Without You", que não é de sua autoria. Morreu em 1994.
Seria a vida apenas o que vivemos, ou poderia ser o que nos lembramos? Qual o valor das lembranças? De que vale o passado? Será que tudo não passa de um sonho? Veja a letra abaixo e ouça a música.


Remember
Harry Nilsson
Long ago, far away, / Há muito tempo, muito longe
life was clear; / a vida era transparente
close your eyes... / feche os olhos...
Remember, / Lembra
is a place from long ago; / é um lugar de muito tempo atrás
Remember, / Lembra
filled with ev'rything you know. / cheio de tudo que você conhece.
Remember, / Lembra
when you're sad and feeling down; / quando estiver triste e mal
Remember, / Lembra
turn around. / volte
Remember, / Lembra
life is just a memory. / a vida é apenas uma lembrança
Remember, / Lembra
close your eyes and you can see. / feche os olhos e verá
Remember, / Lembra
think of all that life can be; / pense em tudo que a vida pode ser
Remember. / Lembra
Dream, love is only in a dream; / sonha, o amor é apenas um sonho
Remember. /Lembra
Remember, / Lembra
life is never as it seems; / a vida nunca é como parece
Dream... / Sonha...
Dream, love is only in a dream; / sonha, o amor é apenas um sonho
Remember. / Lembra
Remember, / Lembra
life is never as it seems; / a vida nunca é como parece
Dream... / Sonha...
Long ago, far away, / Há muito tempo, muito longe
life was clear; / a vida era transparente
close your eyes... / feche os olhos...

Desculpem a nossa falha...

No post anterior, já foi sanado o "pequeno" esquecimento - antes mesmo dessa enxurrada de reclamações que eu recebi. Se agora você clicar no "aqui" - lá - poderá ouvir a música "Perhaps Love".
É uma pena que seu autor, o músico "country" John Denver faleceu em 1997, anos depois de ter gravado essa canção - em 1981 - com o famoso tenor lírico Plácido Domingos.
A primeira vez que a ouvi, foi em um comercial de televisão do banco Itaú. Não sei que produto anunciavam - provavelmente um plano de previdência - mas na tela, um casal idoso dançava gostoso ao som dessa canção. Eu achei o comercial espetacular pela delicadeza e sensibilidade em casar música e imagem.
Fica aqui o registro, junto com meu mea culpa.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Talvez o amor seja...

Perhaps Love

John Denver/Placido Domingo

(Para ouvir enquanto lê, clic aqui)

Perhaps love is like a resting place, a shelter from the storm / Talvez o amor seja como um lugar de descanso
It exists to give you comfort, it is there to keep you warm / Existe para dar conforto, para te manter aquecido
And in those times of trouble, when you are most alone / E em tempos conturbados, quando você está mesmo só
The memory of love will bring you home. / A lembrança do amor trará você para casa.

Perhaps love is like a window, perhaps an open door / Talvez o amor seja como uma janela, talvez como uma porta aberta
It invites you to come closer, it wants to show you more / Convida-te para perto, quer mostrar-te mais
And even if you lose yourself and don't know what to do / E mesmo que você se perca e não saiba o que fazer
The memory of love will see you thru / A lembrança do amor cuidará de ti

Oh, love to some is like a cloud, to some as strong as steel / Ó, para alguns o amor é como nuvem, pra outros, forte como o aço
For some a way of living, for some a way to feel / Para alguns, um modo de vida, para outros, um jeito de sentir
And some say love is holding on, and some say letting go / E alguns dizem que o amor é para agarrar, outros, para deixar ir
And some say love is everything, and some say they don't know / E alguns dizem que o amor é tudo, outros, que não sabem

Perhaps love is like the ocean, full of conflict, full of pain / Talvez o amor seja como o oceano, cheio de conflitos, cheio de dor
Like a fire when it's cold outside, thunder when it rains / Como o fogo quando está frio lá fora, um trovão, quando chove
If I should live forever, and all my dreams come true / Se eu viver eternamente. e todos os meus sonhos se realizarem
My memories of love will be of you / As minhas lembranças do amor serão as de ti