sexta-feira, 7 de junho de 2013

Minha fé


Deísmo e Teísmo

Deísmo e teísmo são terminologias teológicas que definem em termos quantitativo a participação e envolvimento de Deus com o mundo e particularmente na vida do homem.

Há grupos que acreditam que tudo o que acontece no mundo é resultado de uma participação direta ou indireta de Deus. Que o que ocorre no universo está tudo absolutamente sob o seu controle, e que cada evento foi meticulosamente articulado e planejado de acordo com sua soberana vontade. Por ser um Deus pessoal e relacional, até mesmo às decisões individuais de cada um, ele está atento e presente em cada detalhe de suas vidas.

Outros, entretanto, enfatizam a transcendência absoluta de Deus e seu estar totalmente separado do mundo. Deus se encontra nos céus e nós no mundo. Não existe nenhuma ligação entre estas dimensões. Não há relação! O único elo entre Deus e os humanos é a sua intervenção em juízo e graça. Neste aspecto é atribuído ao homem toda a responsabilidade por seus atos e escolhas. Seja para o bem ou para o mal.

Se me perguntarem se sou teísta ou deísta, respondo que sou teísta com traços de deísta e vice e versa. 

Mas que prefiro não dar nomenclatura a minha crença. Estes termos tendem limitar minha expressão de fé. Pois caminho livremente entre estes dois opostos sem ter minha concepção truncada e impedida de ser re-significada, ora pelas contingências, ora pela necessidade de reorganização de meu pensamento. Pois se Deus é infinito, logo, toda nossa compreensão acerca dEle deve estar em aberto, afinal Ele não está preso as nossas lógicas e convenções.

Todo ‘ismo’ é fechado, a fé é aberta. A confissão de fé de quem é inteligente é construída na vida, na existência, no caminho. A estrada se abre enquanto se caminha e o caminho se faz enquanto anda nele.

(Texto de Donizete Aparecido Vieira e que reproduz o cerne da minha definição teológica atual)

Nenhum comentário: