segunda-feira, 31 de março de 2008

Observações de um turista distraído - 12

Por que viajo? Quando não é a trabalho, ou para visitar alguém, para participar de algum evento... por que viajo?
A resposta mais simples é que viajo para conhecer novos lugares, culturas, paisagens e pessoas. Mas... pra quê isso?
Dizem que as viagens ampliam a cultura, aumentam o conhecimento, melhoram até a saúde mental!
Huummm... Sei não...
Será que se justifica gastar tanto tempo e dinheiro - mesmo viajando "barato" como eu e Elaine fazemos - apenas com as duas possíveis respostas acima?
Creio que não. Então, o melhor é dar, eu mesmo, a minha própria resposta:
VIAJO PORQUE TENHO CHANCE E GOSTO.
Precisa mais?
(Foto: em viagem pela Lagoa Encantada, Ilhéus, Bahia)

domingo, 30 de março de 2008

Na marra

Não ia postar hoje, mas a Bacia completa 4 anos e me força cumprimentar o Brabo - sob protestos pela ausência de comentários.
Poucas coisas nestes últimos dois anos me deram tanta sensação de que estamos VIVOS como a Bacia.
Parabéns, cara! Realmente: VALEU!!!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Observações de um Turista Distraído... - 11


Era dia de lua cheia. Com a maré baixa, o mar recuou nas praias de Morro de São Paulo - Bahia, centenas de metros, deixando uma enorme e plana extensão de areia até atingir os recifes de corais. Nestes, semi presos entre os corais, nadavam milhares de peixes - contei 14 espécies - pequenos e muito, muito coloridos. Para observá-los não foi preciso equipamento algum; bastava caminhar devagar entre os corais, com a água abaixo da cintura, e olhar atentamente através da água cristalina. Mas com máscara de mergulho, a experiência subaquática entre os pequeninos seres coloridos nadando ao seu redor é deslumbrante. A todo momento ouvia-se um "oh!" de alguém maravilhado com a aparição de um novo peixe. E também havia os que chamamos de "sargentos": peixes com listras verticais amarelo e preto que há muito perderam o medo dos humanos e nos cercam, chegando a tocar a pele com a boca, atrás de alimento que algumas pessoas levam.
Com a maré cheia, o mar retoma seu espaço e o pequeno mundo mágico se dissolve. Até a próxima maré baixa...

quinta-feira, 27 de março de 2008

Doenças e Remédios

Minha sogra, com 80 anos de idade, teve pneumonia... - não! não se alegrem por mim! ainda não foi desta vez... - Ficou mal, foi internada. Agora já está bem.
A pneumonia em si não foi o pior. Ruim mesmo foram os efeitos colaterais dos remédios que ela tomou: antitérmicos, antibióticos e corticóides fizeram-na sentir-se muito mal, deixaram-na inchada, com mal estar, feridas na boca, desarranjo intestinal.
É por estas e outras que Elaine decidiu, sabiamente, ser pediatra homeopata.
A Medicina alopática tem o mal costume de matar o doente para eliminar a doença...

terça-feira, 25 de março de 2008

107- CORAJOSO? (O Tempo Passa...)

Banzé era uma cãozinho pequinês adorável: baixinho, dentuço, uma orelha em pé, outra caída, o rabo enrolado acima do corpo, o pêlo avermelhado longo e liso, bem humorado e amigo.

Eu era um adolescente sem muito tempo para bichos. Tinha meus estudos, amigos, amigas..., passeios, esportes, filmes e livros para me ocupar.

Mas, de vez em quando saía com ele na coleira para um passeio rápido. Por ser comportado, freqüentemente passeava solto, correndo adiante uns metros e parando até eu me aproximar.

Um dia, caminhava distraído, quando Banzé volta de uma das suas escapadas correndo apavorado em minha direção. Em nossa direção, um imenso cão, preso na coleira, puxava seu dono, tentando chegar perto de nós.

Pois Banzé, assim que se viu seguro, enfiou a cabeça entre minhas pernas e começou a latir raivosamente. Parecia dizer: “Vem, pode vir, se tem coragem, ô cachorrão!”

Ainda bem que o cão era manso, bem seguro pelo dono, e não se ofendeu com os latidos do meu pequenino.

Ser corajoso assim, atrás de alguém maior, é fácil!!!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Preguiça...

Não. Não é por adquirir a notória preguiça baiana que não tenho blogado, nem visitado meus amigos da blogsfera. A Páscoa foi agitada por aqui - niver da filha - e também tenho muita coisa pendente que exige minha atenção para colocar em dia. Mas, com calma, chego lá!
Só posso adiantar, para quem não conhece as praias baianas, que vale a pena conhecer, havendo chance. Quanta beleza!

quinta-feira, 20 de março de 2008

Axé, tô voltando...

Obrigado a todos que desejaram uma boa viagem pra Elaine e eu. Valeu! Foi mesmo uma linda viagem, 1800 quilômetros pelo exuberante litoral baiano: Salvador, Itaparica, Morro de S. Paulo, Barra Grande, Itacaré e Ilhéus - onde um casal maravilhoso nos abrigou com alegria e amizade. Obrigado, Luizinho, obrigado Lilian!!!
Acima, Elaine e eu em frente ao Farol da Barra, Salvador, Bahia. Início de nossa feliz viagem. Depois eu conto mais...