domingo, 23 de dezembro de 2012

A flor e o ser

Essa flor abriu-se solitária à meia-noite de ontem. Pela manhã, já estava murcha. Dura umas poucas horas, no meio da noite, pouca gente vê. Por que ela existe? Qual o propósito de uma flor tão linda, que ninguém vê, e que dura só uma madrugada? O que justifica a sua existência? E a nossa? Perto da imensidão das galáxias no espaço sideral, o que somos, o quanto duramos, o que justifica a nossa efêmera e insignificante presença no universo? Ah! A vida humana é bela e frágil como essa flor... (foto tirada pela minha sobrinha, Izabela Desgualdo)

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Na Lua ou em Marte... sem traje espacial???


Não!
Não se trata de uma linda e formosa astronauta!
É apenas minha doce Elaine, fotografada a admirar o Valle de la Luna, no Deserto de Atacama no Chile.
É um dos desertos mais secos do mundo! Dá pra perceber, né?

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Fim do Mundo não é um Dia

Sim!
Descobri que o fim do mundo existe, mas não é uma data, um dia, uma hora.
O fim do mundo é um lugar...
Deserto de Atacama - Chile. É ou não é o fim do mundo???

sábado, 1 de dezembro de 2012

Observar e absorver

"O mundo é apresentado aos jovens como um grande “mercado” dividido entre o trabalho e o consumo, e a razão da existência é constituir patrimônio e consumir. Todos são competidores e é cada um por si nesta vida. Não se pode confiar em ninguém. O valor pessoal é apresentado pelo nível de propriedade e capacidade de consumo, não pelo caráter, pelos sentimentos, pela participação na coletividade, pela generosidade, pela integração humana. Expressões como “chegar lá”, “ser alguém”, “vencer na vida” tomam ares de objetivo de vida, como verdades incontestáveis, enquanto são fonte de angústias e sentimentos de derrota na maioria das pessoas que, segundo essa linha “filosófica”, devem se conformar com sua inferioridade. São incontáveis as mentiras a que somos submetidos, como aos dogmas religiosos. E nós vamos aí, comendo essa farinha podre. E pior, muitos se convencem e repetem essas mentiras."

(Eduardo Marinho, do blogue "Observar e absorver", um cara pra se conhecer e admirar. Ele reflete bem o meu pensamento político anarquista atual)