Que óculos você usa?
Usamos óculos.
Mesmo quem tem visão 100% perfeita – a chamada 20/20 – usa, sim óculos! É um tipo especial de óculos, formado dentro da cabeça das pessoas através dos anos, e que ajuda a dar sentido e significado ao mundo no qual as pessoas vivem. Sendo esse óculos algo invisível, é difícil identificá-lo ou mesmo perceber que temos um e que o usamos o tempo todo.
Essa a razão por que as discussões no Facebook, especialmente e ultimamente, sobre a diminuição da maioridade penal, casamento gay, aborto, impeachment, corrupção, política em geral tem resultado em brigas áridas, em troca de acusações infundadas e ofensas, quando não em uma pura e idiota desqualificação do interlocutor simplesmente porque não comunga das mesmas ideias.
Esses debates tem me feito muito mal. Tenho ficado triste ou furioso, ou ambos o que tem afetado até minha paz de espírito e saúde.
Um verdadeiro e proveitoso diálogo só é possível quando as pessoas envolvidas reconhecem os óculos – próprios e do outro - e estão dispostas a respeitar e admitir que seus próprios óculos podem estar com “lentes inadequadas” – o que os faz enxergar mal a realidade - e necessitam, portanto, de “mudança de grau”.
Isso é difícil, muito difícil pois exige uma abertura e pré-disposição à autocrítica, que é raro encontrar.
Portanto, estou resolvido a não mais insistir em debater qualquer assunto com qualquer pessoa que não esteja disposta a me apontar o “defeito em minhas lentes” e reconhecer a “miopia de suas próprias lentes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário