quarta-feira, 30 de março de 2016

Muro

Ficar em cima do muro não é fácil!
Se você der um passo em falso, cai.
Se você consegue se equilibrar, é desprezado por ambos os lados do muro por covardia, ingenuidade, omissão ou simples e clara burrice.
Poucos aceitam que ficar em cima do muro é tomar posição que exige clareza de valores, equilíbrio de pensamento, capacidade de avaliação e muita, muita paciência.
Porque os que estão em cima do muro tem um objetivo claro, preciso e perene:  
fazer com que ambos os lados ponham o muro abaixo e vejam que o melhor é um mundo sem muros, onde nenhum dos lados ganhe - ou perca - pois não há mais "lados" e onde todos, sem abrir mão de suas convicções, possam trabalhar juntos...
Utopia? Sem dúvida. Esta é mais uma característica de quem está em cima do muro: enxerga mais além...

quarta-feira, 23 de março de 2016

"Ida" - um filme

Assistir o polonês "Ida" é passar uma hora e meia imerso em imagens em branco e preto que te fazem perguntar: como um filme pode ter imagens tão lindas?
Mas as imagens contam uma história. Nada trágica demais, nem cor-de-rosa. Apenas uma viagem pelo passado nada glamouroso da Polônia da guerra, onde moral e humanidade foram trocadas pela sobrevivência sem esperança dos anos pós-guerra.
O filme deixa um gosto agridoce na memória. As imagens permanecem sublimes.


https://pt.wikipedia.org/wiki/Ida_(filme)



sexta-feira, 18 de março de 2016

"Reality is for a privileged class"

"É verdade, são os ricos, os privilegiados, que podem usufruir da realidade social e pedem aos outros que sejam realistas, ou seja, que tomem consciência de que devem renunciar às suas aspirações e sonhos."
(Edgar Morin, em "Califórnia", ed. SESC-SP, pg 55)

quinta-feira, 17 de março de 2016

Edgar Morin me representa!

"Tentei dizer o que para mim era o essencial, mas com uns e outros não funciono nas mesmas frequências de ondas, não sentimos e não concebemos os mesmo problemas. Meu Deus, como me aborreço."

(Edgar Morin em "Califórnia", pg 184, ed. SESC-SP, 2012)