sexta-feira, 29 de novembro de 2024

O fim do livro

Estou a 20 páginas do fim. Muitas pessoas, ao ver que o livro está no fim, correm pro final pra saber como termina. Outros, ansiosos, pulam palavras, sentenças, parágrafos, viram as páginas antes de terminá-las.

Eu, não. Estou a 20 páginas do fim de "As Sementes Que o Fogo Germina", da amiga Sumaya Lima (apesar do "Lima", não é aparentada). Começo a ter pruridos na mão, não para pular as páginas e ir pro fim, mas pra voltar ao começo e ler novamente os contos curtos, concisos, enfáticos e precisos como bisturi na alma.

O que provocou esse alvoroço no coração, eu não sei. Só sei, a 20 páginas do fim, que é um livro bom pra caralho.

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Cristão? Eu?

Já me considerei cristão. Frequentava igreja, participava ativamente de atividades religiosas.

Com o tempo, fui me distanciando, aos poucos. Primeiro, parei de frequentar igreja. Depois, parei de pensar em termos religiosos, doutrinários e olhei para o mundo sem os óculos das doutrinas religiosas.

Cristão? Eu? Não sei se sou. Não sei se, algum dia, fui.

No livro de Atos, no Novo Testamento, conta-se que os seguidores de Jesus, em Antioquia, foram chamados de "cristãos".

Eles não se intitulavam "cristãos". Foram chamados pelos outros, por quem não fazia parte do grupo, de "cristãos". Naqueles tempos ainda não havia "igreja evangélica", "reformada", "protestante", "católica",  o escambau. Eram apenas gente que vivia tentando seguir os ensinos deixados pelo "mestre".

Pra mim, então, dizer que sou cristão é irrelevante. Preferia que dissessem que o sou por tentar seguir os ensinos de Jesus, contidos nos Evangelhos. Só.


sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Atos tem valor

O que você fala, vale...
Até certo ponto.
O que você faz tem valor, ponto.
O problema é que o significado do que você faz é mais complicado de interpretar do que o que você diz.
Algumas vezes até você mesmo terá dificuldade para responder à pergunta: "E isso quer dizer o quê?"
O rabino Harold Kushner, em seu livro "9 Lições Essenciais para a Vida", afirma que apenas os atos contam. Tudo o que você pensa ou diz não vale nada, se não é corroborado com atos.
Então, talvez seja o melhor caminho prestar atenção no que se fala, e mais ainda no que faz, de tal forma que nossos atos reafirmem nossas palavras, e nossas palavras dêem significado inequívoco aos nossos atos.
Que na tua lápide esteja escrito: "Disse o que fez, e fez o que disse".