sexta-feira, 29 de agosto de 2008

É isso aí - 2

Bem comentou meu filho sobre meu post de outro dia:

"Naum cara, mas naum é a medalha em si, e sim os valores que vêm com ela. E por valores é óbvio que estou falando de $: patrocínio, novos contratos, publicidade, etc."

Não é por ser pai orgulhoso desse rapaz, mas ele está certo, certíssimo. O que não muda em nada minha reação:
É i$$o aí?!?!?!? Tô fora!!!

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

+ Critérios para escolher candidato

- Não voto em candidato que contrata mocinhas pobres para ficarem o dia todo sob o sol, empunhando bandeiras enormes nos cruzamentos das avenidas, sofrendo com a poluição, barulho e atrapalhando o - já ruim - trânsito da cidade. E ainda as paga miseravelmente.
- Não voto em candidato que acha "normal" contratar parentes, vizinhos e amigos para cargos públicos. Quer contratá-los? Use seu polpudo salário para pagá-los e não o dinheiro público!!!
- Não voto em candidato que acha que a degradação do meio ambiente é o preço a pagar pelo "progresso" e diz que questões ambientais estão fora de sua alçada.
- Não voto em quem acha que o governo é inepto, mas aprova aumento de impostos para aumentar suas próprias verbas e salários.
- Não voto em quem responde a uma acusação dizendo: "Fulano não pode me acusar, porque tem ficha suja!!!"
- Não voto em quem acha que usar sua posição política para conseguir "favores" do serviço público - mesmo que para alguém necessitado - seja apropriado e moral.

O Roger me perguntou quais os critério positivos para escolha de candidato. Sinceramente? Ainda não cheguei lá.

É isso aí

Também vou falar de Olimpíadas.

A garota responde ao jornalista, depois de ganhar a medalha de ouro:
"Foram quatro anos de muita dedicação, treino e sofrimento... mas o resultado está aqui (e mostra a medalha). É isso aí."

É isso aí? É isso aí?! É isso aí?!?!?!
É isso aí o quê??? Exatamente qual é o significado, valor ou serventia "disso aí"??? Ganhaste uma medalha, ok. E daí?!?!?! A troco de quê? Muito sacrifício, dedicação e sofrimento????
Desculpe, Mari. Tô fora!!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Critérios para escolher meu candidato

As eleições municipais se aproximam no Brasil. Já defini alguns critérios para escolher entre tantos candidatos - só para vereador, são mais de 300 na minha cidade. Veja aí:

- Não voto em candidato que distribui "santinho" (pequenos folhetos com nome do candidato). Abaixo o desperdício de papel!!!
- Não voto em candidato que faz campanha com "carro de som" pela cidade. Viva o silêncio!!!
- Não voto em candidato à reeleição. Há tantos, deixe lugar para a renovação.
- Não voto em candidato que seja parente de político exercendo cargo. Chega de dinastias!!!
- Não voto em "irmão" que use o fato de sê-lo como argumento de campanha. Vade retro!!! Nem em mulher, negro, deficiente, indígena ou idoso, pelo mesmo motivo (uso da condição como argumento de voto).

Sei, não. Acho que vou ficar sem candidato...

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

...

Vazio... vazio, não. As idéias, as palavras povoam a minha mente. Mas... nada. Não tenho vontade, estou sem coragem, sem ânimo, sem saco pra escrever... Sem força pra arrancar do peito o que me corrói... Deixa pra lá... não tem importância mesmo! Não vai fazer diferença alguma, nem pra mim, nem pra quem - meia dúzia - que vier a ler... Quem sabe amanhã, ou outro dia qualquer... quem sabe... mas hoje, hoje não.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

121 - POEMA (O Tempo Passa...)

Tentei, na adolescência, desenvolver algum talento artístico. Fui um fracasso. Não aprendi nenhum instrumento, não desenvolvi nenhum dom. Mas tentei, ah! tentei, sim! Tive aulas de violão clássico e cheguei a rabiscar alguns poeminhas. Do violão só sobrou a paixão pela música. Da poesia, só sobrou este, no qual já manifestava minha revolta contra a correria da "cidade grande" e seus absurdos cotidianos. Com a licença e perdão dos leitores, transcrevo abaixo, "Cansado":

Estou cansado de ver,
gente cansada de ver,
calçada cheia de gente,
cansada de ver calçada.

Onde, nos prédios altos,
e com pressão baixa,
a multidão solitária
procura a paz, correndo.


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Everybody's changin'

Assisti há alguns dias ao show do grupo inglês Keane. São apenas três rapazes no palco, mas o som é bom, interessante, com muito pique e agradável de se ver e ouvir.
Eles cantaram o que deve ser a música mais famosa do grupo - "Everybody's Changin'" - que vocês podem ver e ouvir clicando sobre o nome.
Mas o que eu quero partilhar com vocês é a idéia de que "todos estão mudando e eu não sinto mais o mesmo (ou não me sinto o mesmo)".
Esta é talvez a grande característica do mundo pós-moderno: a mudança. Não que não tenha ocorrido antes - o mundo tem mudado desde seu início - mas a amplitude, velocidade e profundidade das mudanças hoje são inéditos na História. E o jovem cantor declara que "tento fazer uma jogada só para permanecer no jogo; tento permanecer acordado e lembrar meu nome". Acabamos fazendo algumas coisas "por fazer" e muitas vezes nos perdemos no redemoinho das mudanças.
Um desafio a mais se coloca em nossa frente: como ser "eu mesmo" em um mundo onde "todos estão mudando"

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Nada melhor, num dia de chuva...

...do ler um texto bem escrito, suave e sincero, profundo e sábio como o que o Elienai transcreve no seu blog, hoje. Também, pudera!!! É de Rubem Alves.
Deguste-o com calma, se estiver na chuva - como eu - acompanhado de um chá quente, ou uma taça de vinho. Caso esteja no calor nordestino ou no verão europeu, uma limonada com bastante gelo, ou uma cervejinha gelada.
E deixe as palavras fluírem para seu interior, junto com o líquido. Faz um bem danado!!!

Chove, e muito!

E a Georgia comentou sobre o por-de-sol que vejo da varanda... não nestes dias, mas em abril, foram assim - clique aqui para ver.
E continua chover...

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Resposta ao Tuco

Em comentário ao meu post anterior, Tuco Egg me pergunta sobre minha formação, visto que há muito sobre o meio-ambiente neste blog. Aqui vai a resposta:
Tuco,
Sou formado em Geologia, que não está muito distante das questões ambientais, mas há mais de 35 anos me afastei da profissão.
A quantidade de meio-ambiente neste blog é fruto da convicção de que este assunto é essencial à sobrevivência da humanidade, além de ter relação direta com a primeira tarefa dada por Deus ao Homem: cultivar e cuidar da Terra.
"Tomou, pois o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar." - Gn 2.15
Parece-me que falhamos fragorosamente nesta simples e clara tarefa...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Burrice? Preguiça? Ou Maldade?

Fiz a prova do concurso público da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de S. Paulo. Não me saí bem. Na verdade, não estudei o suficiente.
Isto, porém não invalida a minha impressão de que alguns dos "especialistas" que elaboraram as questões sofriam de algum mal que eu não consigo identificar: burrice, preguiça ou maldade.
Sim, porque a questão envolvia uma importante ação do governo para preservar uma das maiores e mais importantes reservas aquíferas da cidade de S. Paulo. Aí, o imbecil do "especialista" faz a seguinte pergunta:

21- "Em... foi aprovada uma nova Lei... que tem como objetivo proteger... e se constitui no marco inicial para reverter o processo de degradação... dessa importante represa. E em... foi aprovado o Decreto que regulamenta...
São respectivamente:
(A) Lei #12233 e Decreto #51686
(B) Lei #... e Decreto #...
(C) ... e ...
(D) ... e ...
(E) ... e ..." (números)

Diga-me você. Não havia nada mais relevante para perguntar sobre o assunto do que os respectivos números de Lei e Decreto dessa importante represa?
E agora responda: Burro, Preguiçoso ou Mau?

Gosto não se discute

"Não gosto de estudar História. Não tem novidade... É só coisa antiga!"

(frase do filho "sabichão" do seriado "My wife and kids" do canal Sony)

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Supositório...

"Agarrar-se a uma suposição contra qualquer outra possibilidade ou alternativa não é ciência, é política!"
(ouvida em um episódio do seriado Numb3rs, do canal A&E)