...é o nome de um filme famoso, eu sei, mas não é sobre ele que eu quero falar (escrever). É sobre outra coisa, sobre o esperar, sobre o que vem, sobre o futuro (esse incógnito onipresente no nosso presente).
O que será de nós quando setembro (o futuro) chegar?
As coisas estarão melhores? Estaremos vivos? Com saúde? Com dinheiro? Com vida?
O que fazemos hoje determina nosso futuro? Ou não faz diferença? Sabemos o que queremos para o futuro, ou só tentamos imaginar o que gostaríamos que acontecesse, mas apenas como um vislumbre obscuro, sem certeza, sem paixão?
Os grandes assuntos da humanidade nos tocam (mudanças climáticas, expansão do fascismo no mundo, aumento da concentração de renda e consequente empobrecimento da população, avanço das tecnologias - IA, realidade virtual, redes sociais - na vida cotidiana, o crescimento do poder dos grandes conglomerados empresariais - Meta, Google, Amazon, Apple, Microsoft, Samsung, etc - e sua influência na vida cotidiana)? Ou são assuntos que não afetam o nosso dia-a-dia, não fazem parte das nossas preocupações comezinhas?
Pensar nisso é importante para você? Agir em função disso, é? Porque, caso não seja, "Quando Setembro Vier" sempre será apenas o nome de um filme antigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário