segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Obituário

"Se os obituários contassem a verdade a respeito da morte das pessoas, mais da metade indicaria que "...fulano acabou com sua vida prematuramente". A ideia não é que a frase implique em suicídio, no sentido convencional, mas sim realçar o fato de que o comportamento da pessoa falecida, e os fatores psicossociais que o influenciaram, foram contribuintes importantes para a morte."


Edward Deci, no interessante "Por que fazemos o que fazemos", livro da Negócio Editora que há mais de 10 anos mofava em minha estante e que agora leio, entre surpreso e entusiasmado. O autor derruba a maior parte dos conceitos vigentes sobre motivação e os mecanismos usados pela sociedade para levar alguém a ser/agir de determinado modo. E propõe formas de ensino, liderança, "parenting", gerência de RH baseadas na promoção da autonomia.
Voltarei, sem dúvida, a falar deste livro.

2 comentários:

Nelson Costa disse...

Valeu a dica! Estou lendo agora o material de Jeff Jarvis: O que Google Faria. Estou gostando muito!

Rafael disse...

me empresta esse livro aí rubao, troco temporariamente por algum da minha estante