sexta-feira, 13 de abril de 2012

Político e Econômico

Aumentam os protestos e as piadas sobre os políticos em geral. Mostra-se o crescente desprezo da sociedade por essa corja de bandidos que infestam o Legislativo, Executivo e - infelizmente - o Judiciário.
Como mudar esta situação? Muitos propõem que elejamos cidadãos "de bem" nas próximas eleições.
Não é a solução. O sistema está irremediavelmente gangrenado. Não há como salvá-lo.
Torna-se imperioso mudar o conceito que temos de "democracia representativa". Não que a democracia não mereça ser defendida; ou que a representatividade seja algo impossível. Apenas não funciona da forma que está.
Mas não basta a mudança do sistema político, se esta não for acompanhada de uma profunda revolução no sistema econômico. É até inviável pensar em mudança política sem mudança no sistema econômico.
Pois, como comentei a uma amiga no Facebook: "É preciso mudar o sistema político-econômico. Econômico porque este dá sustentação financeira ao político; e político porque dá sustentação legal ao econômico".
Só vejo saída para o processo inexorável de auto-extinção da espécie humana se a revolução se der nos dois âmbitos: político e econômico. No entanto, para isso, seria necessário ao ser humano voltar-se - ou como diriam os teólogos - converter-se moralmente. Não para uma religião ou crença - isto também é política - mas para aquilo para o qual fomos criados: seres colaborativos na tarefa de viver e manter a vida neste planeta (lembram-se de Adão e Eva? Não era esta era a função deles no Éden?).
O resto é vaidade e correr atrás do vento...

Nenhum comentário: