segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Wonderful World" - Observações de um Turista Distraído

No banheiro público masculino, no meio da praça, a limpeza é impecável. Piso e paredes de granito polido, secador de mão a ar quente, sabonete líquido, iluminação clara o tornam uma raridade digna de admiração. E é gratuito.
Um policial militar enxuga as mãos e enquanto lavo as minhas, comento com ele:
- É um alívio estar aqui do que em meio à violência de Santa Catarina e São Paulo, não?
Ele concorda e me diz:
- Minha sede é a 300 km daqui. Eu vim no dia 4 de novembro para reforçar o policiamento neste período de festas natalinas, e fico até dia 4 de janeiro. Considero como se fossem férias. O maior trabalho que tenho é, de vez em quando, dar uma informação a algum turista...
E saio pensando porque o país todo não é assim, limpo e pacífico. Afinal, eu não estava na Europa, nem nos Estados Unidos.
O lugar chama-se Gramado e fica no Rio Grande do Sul.

Um comentário:

carmen disse...

Fiquei pensando se n~ao seria um sonho...