terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A Via de Morin

Ganhei de Natal da Elaine o livro "A Via para o futuro da humanidade", de Edgar Morin, ed Bertrand Brasil.
O livro é tão bom, mas tão bom, que nas duas primeiras páginas, as de agradecimentos, já encontro essa pérola:

"Como introdução e esta derradeira obra, não posso repetir aqui senão o que escrevi no fim do meu prefácio de "O Método" [sua obra prima, em 6 volumes]: "Sinto-me conectado ao patrimônio planetário, animado pela religião do que religa, pela rejeição do que rejeita, por uma solidariedade infinita..." (grifo meu).

Pronto! Eu que há anos venho lutando contra a religião institucionalizada, que prende mais do que liberta, obscurece mais do que ilumina, condena mais do que salva, odeia mais do que ama, encontrei a minha religião: aquela que religa (o homem consigo, com o próximo, com o mundo, e, portanto, com Deus).

Nenhum comentário: