quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Como ouvir quando você discorda

Ela me olhava apenas.
Tinha algo a dizer, e eu podia ver que ela estava curiosa sobre o cartaz "Free Listening" [algo tipo, Sou todo Ouvidos], mas não parecia ter a coragem para falar comigo.
Ainda.
Então, esperei. Nenhum lugar para ir e o dia todo para chegar.
Fazia calor lá fora.
Finalmente, ela andou em minha direção, como um jovem guerreiro preparando-se para batalha, e disse:  
“Não costumo fazer isso, e sei que esse não é mais um tópico do momento… mas acho aborto errado. Não é uma forma de controle da natalidade, e as pessoas que fazem deviam ser presas por homicídio."
A maior parte dos protestos na Convenção do Partido Republicano em Cleveland gritava contra ou a favor Donald Trump—tudo parte deste lindo circo da livre expressão.
Ela era diferente.
Não havia um circo aqui.
Ela estava curiosa.
Há poucas horas como um Free Listening na Convenção e a maior parte das pessoas falaram comigo sobre suas famílias, seus empregos e as coisas que os haviam levado à Convenção. Ninguém havia se aberto sobre uma questão séria e controversa.
Mas lá estava ela.
Estava quente lá fora.
Convenhamos, o ruído está alto lá fora.
Parece que todos tem algo a dizer e um lugar para fazê-lo. Nosso feed do Facebook está cheio de artigos, postagens e imagens de todo tipo de pessoa. Para alguns de nós, isto é difícil de gerenciar, então eliminamos de quem discordamos até que nosso feed pareça-se mais com uma caixa de ressonância de nossos próprios pensamentos.
Se não formos cuidadosos, passaremos a tratar as pessoas da mesma forma.
Eliminar quem discorda de nós até ficarmos cercados de pessoas iguais a nós.
E aí nos perguntamos por que estamos tão divididos.
Mas, sei o que você está pensando:
“É meu, vou bloquear quem eu quiser. Eu não preciso ser ofendido. Não tenho tempo para isso. a vida é muito curta. Quero ver só o que eu quiser.”
Se não formos cuidadosos, passaremos a tratar as pessoas da mesma forma.
E aí nos perguntamos por que estamos tão divididos.
Se há uma pergunta que me fazem mais do que qualquer outra é esta:
Como ouvir alguém quando você discorda dela?
Há várias formas de responder. Precisa de muito perdão, compaixão, paciência, e coragem para ouvir na cara o que discorda. Posso escrever páginas sobre cada um desses princípios, mas comecemos com aquilo que faz possível o perdão, a compaixão, a paciência e a coragem.
Devemos nos esforçar para ouvir a outra pessoa, não apenas sua opinião.
Meu amigo, Agape, diz algo como:
Ouça a Biografia, não a ideologia.
Quando alguém tem um ponto de vista difícil de aceitar, desagradável, ou mesmo ofensivo, devemos olhar para o conjunto de circunstâncias que a pessoa passou que resultaram naquele ponto de vista. Consiga sua história, sua biografia, e você conseguirá uma possibilidade real de compreensão que transcende a discórdia.
Tal como as raízes de uma árvore, nossas histórias, que podem criar nossos crenças, são totalmente únicas, e também conectadas. É através da história que podemos encontrar um espaço comum suficiente para coexistir frente a uma grande, e frequentemente necessária, tensão.
Quando você se encontra em desacordo com alguém, faça apenas uma pergunta:
“Você me conta a sua história? Adoraria saber como você chegou a este ponto de vista.”
Ao falar sobre suas crenças sobre o aborto, eu queria interrompê-la e contar a minha história. Acompanhei duas pessoas amadas enquanto sofriam pela difícil decisão e consequências de terminar uma gravidez. Foi uma experiência humana brutal, e me deu uma visão de algo que nunca esperei testemunhar. Em momentos como aqueles, "escolha" não parece ser a palavra correta.
Então, quando ela me disse que eles deveriam ser presos por interromper uma gravidez, o fogo familiar da discordância começou a queimar no meu peito.
Havia tantas coisas que eu queria dizer.
Queria mudar sua cabeça, argumentar, discordar. É a reação natural. Mas, se minha história me levou às minhas crenças, então preciso saber como sua história a levou às suas convicções.
"Quando você ouve, pode aprender algo novo” — Dalai Lama
“Obrigado por compartilhar isso comigo. Conte-me sua história! Gostaria muito de saber como você chegou a esta conclusão.”
Ela pareceu surpresa com meu interesse.
“Por que? Não importa. Seu cartaz diz "Sou todo ouvido, então lhe dei algo para ouvir.”
“Dê-me mais para ouvir.”
“Deviam ser presos! Está errado. Não é certo sair e dormir com alguém, e aí apenas um vácuo como resultado, como se nada tivesse acontecido.”
Fez uma pausa... e inalou o mundo inteiro.
“E não é justo. Tudo que eu sempre quis foi ser mãe. Toda minha vida soube que tinha sido feita para ser mãe. Então, quando tinha 18 anos —18!— o médico me disse que eu nunca teria filhos. Meus ovários eram defeituosos ou ausentes... não importa. Mantive segredo e quando meu marido descobriu, abandonou-me. Estou só, meu corpo não funciona, estou velha... ninguém jamais vai me amar…”
Fiquei a imaginar se ela teria ouvido meu coração partir-se.
“…portanto, imagino que me aborreço quando vejo gente que pode ficar grávida, que pode ter filhos, cujos corpos funcionam… que podem ser mães… e apenas escolhem não ser…”
Algumas vezes não há nada para se "discordar".
Eu não precisava estar certo. Eu precisava apenas estar ali.
Ela enxugou as lágrimas. deu-me um abraço e agradeceu por tê-la ouvido. Expirou e caminhou de volta para a o circo da Convenção Republicana.
Quem sabe, um dia, ela ouvirá minha história. Mas hoje era minha vez de ouvir a dela.
Espero que ela tenha se sentido amada.
Na verdade, se nosso amor puder dar espaço para o paradoxo, tensão e desacordo, há espaço para todos os tipos de crenças e opiniões.
A divisão é uma escolha.
A vida não é um feed do Facebook. Nosso amor, nossa escuta deve trazer para junto, não lançar para fora. Arrisque-se a ouvir, arrisque-se a ficar quieto, arrisque-se a compreender; no fim, são as pessoas, e não suas ideias, que devemos amar.
Como você ouve alguém quando discorda do que esta sendo dito?

(Tradução do texto em inglês publicado AQUI)

Nenhum comentário: