quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O instrumento e o problema, segundo M. Twain

Frequentemente me deparo com pessoas estarrecidas pelo que julgam "estreito", "fundamentalista", "bitolado" o pensamento de pessoas atualmente no exercício do poder (do "presidente" aos "ministros", "governadores" e "secretários"). Eu mesmo acho difícil entender como pessoas adultas, das classes média e alta, em pleno século XXI, podem ter ideias, convicções e pensamentos tão toscos e estapafúrdios quanto o que ouvimos atualmente de nossos governantes.
Qual não foi minha surpresa e "insight" quando me vi frente a Mark Twain, e uma citação no excelente livro de Fabio Ortiz Jr, "Como Entender e Sobreviver ao Intento".
Com sua verve humorista e um olhar agudo e profundo da natureza humana, Twain abre meus olhos com a simples frase:
"Quando o único instrumento que você tem é um martelo, todo problema que aparecer você tratará como prego."
Então é isso!!!! Pessoas com visão unidimensional, restrita a dogmas, e alienadas pela autoridade moral, religiosa, filosófica ou política do grupo a que pertencem SÓ podem enxergar "pregos"!!!!

Nenhum comentário: