quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O Poder não liga pra Esquerda... nem para a Direita.

Ao mesmo tempo que a Direita comemora a aprovação da Reforma da Previdência no Brasil, a Esquerda comemora o fracasso da mesma reforma no Chile.
Ambos estão errados.
Não é correto dizer que a reforma feita no Chile não deu certo. Deu certo, para quem a queria. Os grupos econômicos dominantes no Chile lucraram muitíssimo no curto período de vigência das reformas neoliberais no Chile. Se tudo for apagado agora, o dinheiro está no bolso. E bem guardado.
Não é correto que a reforma aprovada no Brasil vai, de alguma forma, ajudar o Estado, e em consequência, a população. Ela só vai favorecer o enriquecimento maior de quem já é rico (tanto brasileiros, quanto estrangeiros, mas, principalmente estes) e detém o poder sobre a Nação (políticos e partidos, inclusive).
O que aprendemos com a História, se é que aprendemos algo, é que passada a tormenta - que pode ser uma revolução, uma grande mobilização popular, uma violenta onda de protestos, uma resistência moral e física contra os poderosos, um conflito armado - tudo volta ao que era, com uns poucos garantidos no poder e muitos garantidos na submissão e sofrimento. 
E la Nave va.

Nenhum comentário: