domingo, 2 de fevereiro de 2020

Paz? Pax ou Shalom?

É lugar comum dizer que todos queremos paz. Mas é também facilmente comprovável que se há algo que não temos no mundo, e nunca tivemos é PAZ.
TODOS queremos paz, e frequentemente dizemos que estamos lutando por ela.
Mas... qual paz queremos? Porque existem tipos diferentes de paz.
Num extremo temos a paz tipo "Pax Romana", aquela paz imposta pelo detentores do poder, seja ele político, militar, religioso, econômico, tal como o Império Romano impôs ao mundo antigo.
Noutro extremo, temos a paz tipo "Shalom", palavra hebraica que significa "paz", mas também "harmonia, integridade, prosperidade, bem-estar e tranquilidade" (Wikipedia).
Entre uma e outra há um grande espaço de variações.
Corremos o risco de falar de paz com uma intenção e outra pessoa entende-la como outra intenção.
Assim acontece hoje com as pessoas que desejam que os críticos do atual desgoverno do ex-tenente se calem em prol da "pacificação" do país, tão polarizado desde o golpe de 2016. 
Falam de "paz", mas não desejam a paz. Querem silenciar, reprimir, extinguir (se possível) as vozes contrárias aos descalabros perpetrados pelos atuais detentores do poder político, fortemente apoiados pelos donos do poder econômico. Querem a "pax romana", inaceitável para quem sonha com o "Shalom", uma harmonia e bem-estar que inclui todos, sem distinção.
Portanto, na próxima vez que alguém disser que "quer paz", pergunte a que "paz" se refere.

Nenhum comentário: