terça-feira, 4 de dezembro de 2007

97- XUXA (O Tempo Passa...)

Nos anos 80, trabalhei na ACM de Sorocaba -YMCA, no treinamento dos futuros “gerentes” para as ACMs da América Latina e países africanos de língua portuguesa. Um curso de 3 anos de duração que os alunos faziam concomitantemente ao curso superior de educação física mantido pela ACM.

Certa vez recebemos um aluno africano de fala inglesa, o John. Simpático, inteligente, atlético, alto, bem-humorado e simples, ele logo atraiu a amizade de todos, e o fato de ser um negro de pele muito, muito escura, não foi obstáculo maior do que a barreira da língua. Geralmente me procurava para tirar dúvidas.

Um dia, surgiu no escritório chateado. Disse que as pessoas estavam “calling him names”, xingando-o. Perguntei o que falavam, e ele, meio contrariado, meio constrangido, disse que começaram a chamá-lo de “Xuxa”, e ele não sabia o que era aquilo. Não pude evitar o riso, o que o fez relaxar um pouco. Depois, expliquei: “Cara, aqui no Brasil, todo mundo recebe apelido, poucos são chamados pelo primeiro nome. E os brasileiros são muito gozadores, gostam de fazer piada de tudo. A Xuxa é uma famosa personalidade da televisão”. Ele fez muxoxo e reagiu: “Estão me chamando de mulher?!” Respondi: “Não, não é de mulher, se voce fosse gordo, te chamariam de Jô, um apresentador de TV que é muito gordo; se fosse feio, seria Costinha, o humorista; é Xuxa porque ela é alta e loira, muito loira”.

Ele hesitou um instante e abriu um sorriso largo, iluminando o rosto negro com seus dentes muito brancos: “Ah, I get it! That's funny! Those guys...” (Ah, entendi! É engraçado! Aqueles caras...). E saiu da sala sorrindo.

Xuxa fez muito sucesso e amigos durante o tempo em que esteve conosco, e deixou saudades. Ao ser apresentado a alguém, dizia: “Prazer, John, mas pode me chamar de Xuxa!!!

2 comentários:

Lou H. Mello disse...

Coisa feia essa, dar apelidos pejorativos às pessoas. Me lembro que o Faustão tinha apelido de Vanusa nos tempos em que era repórter de campo da Jovem Pan. Um amigo meu, irmão do Tainha, foi apelidado de Bagre. Só faltava apelidar a Xuxa de Somália (centroavante do Fluminense).

Alex Liki disse...

Putz....eu tenho mais de 18 apelidos.....................outro dia acabei esquecendo o meu nome por conta disso! :)