segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Pra quem quiser refletir

Dois textos recém postados tem em comum reflexão profunda sobre a liberdade. Se você quiser usar alguns minutos para ler sobre a tão almejada, sonhada e espezinhada liberdade, visite o post "Rebanho de Tolos", do Alysson e complemente com "Correndo atrás do Espelho", do Brabo. Pode ajudar-nos a viver melhor em 2009.

Cito só um trechinho, pra vocês saberem o que vão encontrar...

"A obediência que liberta finca suas raízes no interior do homem, é tecida com a voz pura do obediente; pura pois não deve haver nessa voz, para que o ato de obediência seja efetivamente libertador, nenhum fonema que não seja de estrita autoria daquele que obedece.
A resposta mecânica a estímulos exteriores não é obediência e sim tolice, pois tem sua raiz não no sujeito que responde – que é nesse caso nada mais que um espelho a refletir cenas exteriores – mas geralmente em estruturas de poder, que dependem invariavelmente desses espelhos indolentes para manter no palco o seu teatro surreal."
(Alysson Amorim)
-x-x-x-
"Os não-cristãos imaginam que para se converterem devem renunciar uma autonomia que todos possuem naturalmente, uma liberdade e uma independência que Jesus quer arrancar deles. Na realidade, quando começamos a imitar Jesus descobrimos que nossa aspiração à autonomia levou-nos a nos dobrarmos continuamente diante de indivíduos que podem não ser piores do que nós, mas que são, no entanto, modelos prejudiciais, porque não somos capazes de imitá-los sem cairmos na armadilha das rivalidades, nas quais ficamos cada vez mais enredados." (Renè Girard, citado por P. Brabo)

Fica aqui meu convite à reflexão.

2 comentários:

Dona Sra. Urtigão disse...

Havia lido e fiquei com uma danada de vontade de parabenizar o Brabo pela seleção ( e por muito mais que tenho visto/lido lá)
Transmita, se possivel.
E a Voce, pois a primeira vez que cheguei lá foi por intermédio deste seu blog.
Abraço

valter ferraz disse...

Rubinho, embora eu não tenha certeza de muita coisa, disso estou convivto: havia um comentário meu aqui. Não está, paciência. Continuarei comentando do mesmo jeito. Texto porreta o do Brabo. Voce tinha razão.