segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O quanto vale isso?

Meu filho conversava com um amigo, que animado com o curso que faz, comentou que os professores recebiam aproximadamente 250 dólares por hora/aula, isto é, 50 minutos. Ou, 300 dólares por hora. Ouvi atentamente. Disparei: ganhar, ganham, mas não vale; com certeza não vale.

Minha afirmação criou polêmica, pois se há mercado para um professor que exija este valor, é porque ele deve valer o que recebe.

Esta é a lógica de mercado: tudo vale tanto quanto estão dispostos a pagar. Uma Ferrari vale meio milhão de dólares? Se há quem pague, sim! Uma pintura de Van Gogh vale 80 milhões de dólares? Se há quem pague, vale! Um jogador de futebol vale milhões de dólares por ano? Se há time que pague, vale! Um executivo - CEO  -vale um salário milionário? Se há uma multinacional que pague, vale!

Pois eu sou do contra. NÃO VALE, NÃO!!!! É um absurdo, uma insanidade admitirmos que num mundo onde 900 milhões de pessoas passam fome regularmente, os valores acima sejam considerados normais e sequer existam!!! Aqueles que recebem esses valores deviam se envergonhar disso, ir à praça pública e gritar: eu não mereço tanto! E quem paga devia anunciar: metade do que tenho para comprar tal coisa será destinado a minimizar a fome no mundo!

Ingênuo? Sonhador? Idealista? Demente?

Que seja. Prefiro ser louco a aceitar a "sanidade" egocêntrica do mundo capitalista.

5 comentários:

b disse...

Ainda sou mais radical.
Quando vejo a "babação" da imprensa em torno de jogadores de futebol ou ídolos de novelas, faço comentários bastante malvados - meu primo , que acha que ser patriota é torcer pela seleção brasileira, quase se ofende sèriamente quando digo que "um raio os partam, deveriam morrer todos, pois que não têm vergonha de viver com esse "montantão" de dinheiro num país como o nosso.
NÃO VALEM MESMO!
NINGUÉM DEVERIA VALER TANTO À CUSTA DESSA MAIORIA QUE SÓ VALE O QUE COME PORQUE SE COME TODO DIA, É POR SORTE!
Desculpe o exagero e obrigada.

Dona Sra. Urtigão disse...

Só valem porque esta inversão de valores lhes é conferida constante e plenamente por nós todos, sociedade consumidora. Quem deixa de assistir a jogos ou corridas, quem deixa de ouvir musica de empresas milionárias,ou comer o excesso, vestir o desnecessario, viver o supérfluo? Quantos teriam coragem para...um boicote, por exemplo?
Eu abro mão de muita coisa, mas não do combustivel fossil-poluente para visitar meus netos e filhos frequentemente ( e menos do que gostaria). Consumidora predadora de recusos naturais esgotáveis,um dano ao planeta,tal como um virus pode ser danoso ao organismo vivo animado. Um virus, não, muitos virus... Cada um defenderá um seu direito-dano, e a soma de todos dá nisso. Pior ainda quando nos cremos no direitos de uso de muuuuitos recursos a cada vez. Não se diz que somos apenas humanos ? E que a natureza humana é e sempre foi predadora voraz?
Oh! falando demaisss. SAUDAD'OCÊS!

raquel disse...

Eu já vesti a" camisa de força "para me conter um pouco,falta colocar a mordaça...mesmo assim, ainda me sinto uma "predadora",como bem colocou a
Sra.Urtigão.

Fábio Adiron disse...

Bem vindo à Utopia. Nós os moradores te saudamos.

carmen disse...

Acho que somos mais depredadores; da natureza, dos recursos naturais, do meio ambiente, que está cada vez mais vitimado... por nós e por todos...

Agora, que é um absurdo estes salários milionários... istoé...

Por que este pessoal não se engaja em obras para diminuir a falta de formação das crianças que ficam nas ruas, abandonadas ou sem alguma coisas mais interessante e proveitosa para si e para a nossa sociedade???

Esta utopia até que não seria tão inviável assim.

abçs