quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Uma "nuvem" computacional

Eis uma idéia interessante: a IBM implementou uma rede de computadores domésticos, a qual deu o nome de World Community Grid. Qualquer pessoa com acesso à Internet pode participar. É só fazer o registro, baixar o programa e manter o computador conectado mesmo quando ocioso. Ele será utilizado, em sua capacidade operacional, para ajudar a pesquisa científica em várias áreas: medicina, agricultura, meio ambiente, por exemplo. Atualmente essa "nuvem" computacional ajuda a pesquisa sobre dengue, câncer infantil, AIDS, gripes, distrofia muscular, arroz mais nutritivo, energia limpa, entre outras. 

Uma estranha satisfação percorre minha espinha quando olho para a janela do "Boinc" - esse é o nome do programa que gerencia meu computador quando não o estou usando. Sinto-me envolvido com coisas boas e humanitárias, como se estivesse fazendo algo bom, quando, na realidade, não estou fazendo - literalmente - nada!

A comunidade é formada por mais de 475 mil membros e mais de um milhão e trezentos mil computadores. "Cool", não?

6 comentários:

alealb disse...

bem interessante sim...
:)
beijos,
alê

Alice disse...

Megal Coollllllll !!!


hehheee




bjkassssssssss

Rondinelly disse...

Rubinho, sei não, mas a sua ênfase no "nada" me lembrou aquelas revoluções via twitter que andaram fazendo dia desses. A gente nem sofre nadica pra aliviar a barra desse mundo e ainda fica com a sensação de dever cumprido... e eu tenho muito medo de gostar disso, embora já goste, admito.
E outra, sou adepto da Igreja das Teorias da Conspiração: isso me parece a construção de um mega projeto de controle absoluto da vida doméstica. Alia isso ao Google Earth que você vai ver: beleléu privacidade.

carmen disse...

Eu não entendi direito, Rubinho... em que eu deixar meu "computer" ligado vai ajudar em que, usarão para outros fins??? Como???

E eu deixo de ter controle sobre ele? E gasto mais energia à toa?

Me explique melhor... me lembrou o "grande irmão"... sei não...

bjs

Fábio Adiron disse...

Há tantos anos ouço falar em computação ubíqua, essa notícia é a primeira que vejo de alguém a utilizando para algo útil.

Raquel disse...

Rubinho!!!Faz um desenho,que eu não entendi nada.