quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Do que somos feitos?

Assisti há dias, no Discovery Channel, um episódio de um programa extraordinário. Nele, cientistas famosos, de diferentes instituições e áreas da ciência (astronomia, física, cosmologia, matemática, etc) fazem surpreendentes comentários a respeito das mais recentes descobertas científicas sobre o Universo em que vivemos. Narrado pelo formidável ator Morgan Freeman, o episódio nos informa - pobres mortais leigos e ignorantes que somos - que o Universo, como o conhecemos, formado por átomos e energia, responde por apenas 5% do que existe. Cerca de 25% do que existe é formado por "matéria escura" - o termo "escura" é usado no sentido de "ignorado", pois sabemos quase nada a respeito - e 75% do Universo é formado por "energia escura" (idem).
Tanto a "matéria" quanto a "energia" foram detectados factualmente por equipamentos científicos e explicam uma série de "comportamentos" do Universo que não podem ser explicados pela ciência que estamos acostumados a ver no nosso mundinho cotidiano.
Tal informação me deixou maravilhado... pois coloca em xeque a maior parte do nossos pressupostos - não apenas os científicos, mas também os filosóficos e religiosos - ao confirmar que "há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia" (Shakespeare).
Deixou-me também mais humilde. Não sabemos nem 1% de um milionésimo de 1% do que há para conhecer... por que então bancamos os sabichões e somos tão rápidos em "fazer ousadas asseverações sobre o que não sabemos" - como bem diz o Lou - julgando e apontando uns aos outros como se tivéssemos um pingo de autoridade para isso???
Bem que o homem de Nazaré diz para não julgarmos para não sermos julgados (Mt 7.1 e 2), e o tal de , personagem famoso da antiguidade afirma, e todos nós podemos também afirmar: "Certo é que falei de coisas que não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber." (Jó 42.3).

4 comentários:

Su disse...

Relativizemos tudo, pois.

Cris Rubio disse...

Amei!!!!

rica disse...

Como então posso adotar qualquer verdade como uma verdade absoluta. Tá, não posso. Então, é por isso que existe fé?

São disse...

Gostei muito!

Um bom final de semana