segunda-feira, 18 de junho de 2012

Observações de um Turista Distraído - 3 (Península Ibérica)

Três fatos me chamaram a atenção em Portugal e na Espanha no que se refere aos automóveis:
1- Apesar da renda "per capita" muito superior à nossa, vi poucos carros super-luxo (Rolls, Ferrari, Lamborghini, etc) pelas ruas, sejam de Lisboa, Madri ou Barcelona.
Vi, sim, muitos carros bons, que chamamos de luxo aqui, por serem tão caros, mas que lá o preço não é tão absurdo assim: Mercedes, Audis, Volvos, Jaguars, Camaros, Mustangs, Porshes. Mas estes custam 5 a 10 vezes menos do que os super-luxo, que me ofendem quando passam pelas ruas brasileiras (como aconteceu ontem, em pleno Campolim - Sorocaba, um ricaço insensível passeava com uma Ferrari conversível amarela. Com o que ele pagou pelo carro, podia estar em um belo Mercedes SLK conversível e ainda custear a alimentação de 10 famílias pobres por um ano, no mínimo!!!). E lá, a presença desses luxuosos não ofende tanto, pois a distribuição de renda é bem melhor que no Brasil.
2- Notei a ausência dos carros coreanos, nas ruas ibéricas. Japoneses, vi muitos. Eram Toyota, Honda e Mitsubishi e Suzuki. Mas KIA e Hyundai eram raríssimos. E não é por falta de revendedores, não. Havia-os em todas as grandes cidades. Acho que os ibéricos não vão com a "cara" dos coreanos, não. Só não sei porquê. Será que eles lá são mais exigentes do que nós quanto à qualidade dos automóveis? Ou serão mais caros do que os concorrentes? Estranho...
3- No mais, lamentei a pouca quantidade de carros elétricos e/ou híbridos rodando pela península. Os poucos que vi eram alguns táxis Prius. Pensei que fosse ver muitos mais.

Um comentário:

Jorge Oliveira disse...

Eu conduzi por 12 anos um Hyundai.
E gostei bastante.
:)