terça-feira, 15 de julho de 2008

Observações de um turista distraído - 13


Há alguns lugares no Brasil que me fascinam por um motivo: não há automóveis.

São lugares calmos, alguns modorrentos, outros mais animados, mas em todos essa áurea, digo, aura mágica - um mundo sem automóveis, mas que mesmo assim funciona, e muito bem!

Deles, conheço Paquetá - RJ e Morro de S. Paulo - BA. Sei também que em Ilha Grande - RJ e em Caraíva- BA também não há carros.

Confesso que a minha passagem recente por Morro de S. Paulo foi mais agradável do que havia pensado, e exatamente por este motivo. Apesar de ser necessário subir e descer ladeiras para se chegar a qualquer parte, a partir da praça central (fotos), a pequena vila turística tem um ar de coisa boa porque o barulho, a irritação, a poluição e a violência das ruas não chegou. Ainda.

6 comentários:

Anônimo disse...

E tomara que não chegue... nem o trânsito, nem o barulho, muito menos a violência!

bete p.silva disse...

Rubinho querido, já fui esotérica, portanto dessa palavra eu entendo - não é "áurea", é aura.

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

O pior é que em Morro de São Paulo tem carros, sim (desculpe-me estragar as ilusões teatrais desse paraíso). Basta dar uma olhada na parte não turística, um pouco mais adentro, longe do mar, onde a população que oferece a mão de obra mora... tem até ônibus!

O Tempo Passa disse...

Desculpem a nossa falha: é "aura"!
Sim, Roger, há carros nos "fundos" de Morro de SP, mas isso não altera o fato que a vida cotidiana do centro urbano e praias sejam livres.

* O Cantinho da Lia * disse...

Ai Rubinho..nem me fale hein...
To com férias vencidas...precisando de um descanso...E um lugar assim seria bem conveniente...

Sonhei que tinha ido pra uma ilha...e lá só tinha uma cabana(com luz elétrica)...
No sonho eu fui sozinha, com alguns livros de Sidney Sheldon e Ágata Christie...Passei ótimos momentos lá(em sonho,rs)...

Bjs

Alice disse...

heheheeee... e Ubatuba é linda, bucólica (fora de temporada ) , poquíssimos caros nas ruas e muuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiitttttaaaaaaaaa bicicleta...hehehheeee..... o que não deixa de ser uma loucura !!
vê se vem pra cá um dia !!

abraços