quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Auto estima e egoismo

Vivemos nesta louca gangorra entre "olhar pro umbigo" e "doar-se sem pensar em si". O texto abaixo, roubado desavergonhadamente do Alysson, é um bom incentivo a refletir melhor sobre nossas atitudes. No blog dele tem mais texto de Erich Fromm, imperdível.

"Egoísmo e amor-próprio, longe de serem idênticos, são de fato opostos. A pessoa egoísta não ama a si mesma demasiadamente, mas muito pouco; com efeito, ela se detesta. Essa falta de ternura e desvelo por si mesma, que é apenas uma expressão de sua falta de produtividade, deixa-a oca. Ela forçosamente se sente infeliz e ansiosamente preocupada em agarrar com avidez as satisfações da vida que ela se impede a si mesma de conseguir. Parece inquietar-se por demais consigo, mas na verdade o que faz é tão só uma malograda tentativa de disfarçar e compensar sua deficiência para cuidar de seu verdadeiro eu. Freud alega que a pessoa egoísta é narcisista, como se tivesse retirado seu amor dos outros e o tivesse voltado para a própria pessoa. É fato que os egoístas são incapazes de amar a outros, mas não são tampouco capazes de amar a si mesmos."

2 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

O egoista não gosta nem de si próprio o que dirá dos outros.

Belo texto Rubens!

Boa tarde.

beijooo.

carmen disse...

Rubinho:

O ego ísta só olha para si, pensando ser o centro do Universo; acaba por usar os outros para que o seu ego seja alimentado...
O altruista, ao pensar muito nos outros, acaba por se esquecer de si mesmo...

Melhor seria o meio termo...

bjs