quarta-feira, 1 de julho de 2009

Observações de um Turista Distraído - 18

Vista da Serra da Mantiqueira, em Gonçalves - MG, com a Pedra do Baú ao longe, à direita, e uma bela araucária em primeiro plano.


O Sul de Minas Gerais faz divisa com o estado de São Paulo em meio as montanhas da Serra da Mantiqueira. A divisa é tão sinuosa, que ao trafegar pela estrada que passa por São Bento do Sapucaí (SP), em direção a Gonçalves (MG), cruzamos a fronteira estadual várias vezes.
O interessante é ver o orgulho regionalista mostrar-se claro e ridículo nessa rodovia. É uma estrada simples, com trânsito local e principalmente de turistas que frequentam as várias cidades montanhosas da região, tanto em um estado quanto em outro.
Esse orgulho ridículo evidencia-se pelo fato que os trechos da estrada que ficam em Minas Gerais terem sido renovados recentemente, enquanto os trechos paulistas, não. E para esclarecer bem, havia placas alertando que aquele trecho era de responsabilidade do governo mineiro, mas o trecho a seguir, não!!!! Resultado: alguns quilômetros de estrada boa, seguido de outro tanto de estrada em péssimo estado, seguido de outro trecho bom, sucessivamente!!!
Não seria mais útil e sensato se ambos governos decidissem recuperar juntos a estrada e partilhassem recursos, beneficiando a todos os viajantes, fossem eles mineiros ou paulistas???

5 comentários:

ROGÉRIO B. FERREIRA disse...

Ah... entendi! Um trecho está num bom estado e o outro num mau estado. E ambos num país complicado que terá elições ano que vem.

alealb disse...

Rubinho, o trabalho em conjunto é algo que se desconhece por aqui...
:)
beijos,
alê

Fábio Adiron disse...

Num ano em que o Serra briga com o Aécio pela vaga de candidato?? Você é mesmo um otimista...

Para você ter idéia o estado de São Paulo não vai participar da Conferência Nacional da Educação porque é um evento patrocinado pelo MEC....

Chris Rodrigues disse...

Eu acho que isso fica no Brasil, não é mesmo?? Isto só acontece lá!!

hehehehehhehe

carmen disse...

Faz parte do ser humano!!!
A auto propaganda, a falsa modéstia e o não pensar no bem estar geral...

Quem sabe um dia mudarão de atitude... sei não!