quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vida Marvada

Foi um dos filmes brasileiros mais interessantes que assisti - não que eu seja um conhecedor do cinema brasileiro - porque tem muito a ver com minhas origens, do "caipira" paulista.
No filme há um personagem interessantíssimo, com o qual simpatizo. É um senhor perto dos 50 anos, que ao ser perguntado sobre alguma coisa, responde: "Me passou".
É a desculpa perfeita para quem deixou de fazer o que devia, ou falhou em cumprir com alguma obrigação - me passou! - e pronto. Está tudo explicado e justificado. E desculpado: "Não é culpa minha, me passou!".
A vida não é fácil. A todo instante acontece alguma coisa potencialmente nociva para você. Há inúmeras variáveis fora do seu controle, e qualquer uma pode dar errado e prejudicar você. E até aquelas sob seu controle podem acabar mal.
Nada melhor do que dar com os ombros, e dizer com sinceridade: "Me passou"

5 comentários:

Fábio Adiron disse...

Engraçado, tenho a impressão que o entendimento desse texto me passou

Rondinelly disse...

Na minha época - se ela que ela ainda não é - havia um personagem semelhante. Ele dizia sempre, depois de uma mancada espetacular e antes do cocorote: "É que me escapuliu"...

Raquel disse...

muita coisa, eu não poderia ter deixado passar...mas já passou.

carmen disse...

Ultimamente tem-me passado tanta coisa...

beijão!

lux.de.luxo@gmail.com disse...

Não sei se falamos de um mesmo filme, de repente sim, mas você me fez lembrar do filme A marvada Carne. Trata de um caipira do interior paulista que deseja experimentar carne. o que acontece até que seja sanado esse desejo é tanta coisa que só pode ser vida.