quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Religião e a Espiritualidade

A Religião, tal como se apresenta hoje, me incomoda muito. A tal ponto que cortei os laços que um dia tive com a ela, como membro ativo de uma organização religiosa cristã protestante.
Mas não deixei de ser cristão, nem de dar importância à Deus e Sua relação com os homens. O que me irrita são as barbaridades que as instituições religiosas cometem em nome de Deus. E não me refiro nem ao cristianismo nem ao islamismo apenas. Você pode por o budismo, o espiritismo e todos os outros "ismos" na lista.
Encontro no blog visceral do Marinho um longo poema no qual ele contrapõe a religião à espiritualidade. E confesso que mesmo sem concordar 100% com o que ele afirma - para alívio dele, com certeza - vi muito do que penso refletido no seu texto. Basta ver as frases abaixo:
"...A religião é um conjunto de regras e dogmas, não admite questionamentos.
A espiritualidade te leva à reflexão, a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo...
...A religião inventa.
A espiritualidade descobre...
...A religião é crença.
A espiritualidade é busca..."
Eduardo Marinho em Observar e Absorver. Se você ainda não investiu seu tempo na leitura e na arte deste real profeta dos nossos tempos, você não sabe o que está perdendo...

2 comentários:

Nelson Costa disse...

Já fui lá e gostei. Obrigado pela dica mestre Osório!

Andrea disse...

Retribuindo sua ilustre visita ao meu blog, apareci por aqui tbm! E já cheguei gostando do que li, logo de cara.

Andrea