Um dos livros que mais me causaram impacto foi "Rules for Radicals", de Saul Alinski, de 1971. Eu o ganhei de presente, em 1988, de um assistente social que trabalhava para a YMCA de Chicago. Apesar de escrever para o contexto americano dos anos 60, vários conceitos eu ainda vejo como válidos no Brasil do século 21.
A premissa básica de Alinski era universalidade do "self interest", ou interesse próprio. Ele dizia que todas as pessoas só agem movidas por interesse próprio e que a grande "sacada" é ter o "self interest" correto. E dá vários exemplos, como Gandhi, cujo interesse era elevar os indianos à posição dos ingleses, torná-los "iguais" sem faze-los "semelhantes". Ou Jesus Cristo, cujo interesse era a "fazer a vontade de Deus", conforme Ele a via. E etc.
Basicamente, ele argumentava que não existe diferença entre o egoísta e o altruísta: ambos defendem e buscam seu "self interest"; apenas são diferentes naquilo que consideram "interesse próprio": um quer tudo para si, outro, tudo para o próximo.
E vai além, afirma que para alcançar o "self interest" é válido e necessário o uso da força - não da violência - mas da força. Força essa que pode ser conseguida pela mobilização das pessoas, pelo valor da mensagem, pela disposição de dedicar-se.
Vejo agora pessoas de todo o país a doarem tempo e recursos em favor das vítimas da tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. Que força, que mobilização!!!
O que as move? "Self interest", sem dúvida. Querem sentir o coração aquecido pela solidariedade demonstrada, querem fazer parte de algo maior que elas próprias, querem fazer parte do "Bem".
Quem dera mantivessem o foco de seu interesse próprio nesta direção em todos os momentos! O país seria outro, muito melhor e em pouco tempo...
5 comentários:
...e o choro,na hora de entregar qualquer ajuda,traduz toda a culpa sentida por não ter colocado a solidariedade, uma constante,um ato banal, na sua vida
Querido Rubens Osório,
Ano passado recebi sua visita em meu blog. Contudo, por causa da perseguição de um anônimo, tive que excluir a sessão de comentários, o que me deixou baxicamente ilhada e impossibilitada de conhecer pessoas que certamente tem muito a acrescentar.
Mas hoje li um tuíte do Nelson Costa, fui ao blog dele e lá encontrei o link para o seu blog.
Que bom! Vou adicionar aos meus favoritos para vir mais vezes.
Um abraço e Deus tchabençoe.
:o)
AnaCris
Oi, tudo bem?
Muito legal o seu blog!
Visite tambem o meu: http://acasasobrearocha.wordpress.com/
Vou vir aqui mais vezes!
Abração!
SHALOM!
É verdade, mas admito que quando um cara esta com Self interest por nossa filha aí o sangue ferve.
Interessante esta sua postagem...
Bem que podeíamos ativar mais vezes a nossa veia solidária!
Assim o mundo seria bem mais aconchegante.
bjs
Postar um comentário