segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Pior Estrada do Mundo

São apenas 10 km. No trecho mais íngreme da Serra do Mar. A estrada liga duas cidades turísticas e históricas: uma à beira mar - Paraty (RJ); outra nas montanhas - Cunha (SP). O trecho faz parte da histórica Estrada Real, que um dia, no séc. XIX, ligou Diamantina, em Minas Gerais, ao litoral. Por aí escoava-se a riqueza mineira em ouro e pedras preciosas.
Por tudo isso, esperava-se um mínimo de atenção na manutenção dessa rodovia. Mas não é o que acontece. É praticamente intransitável, e nós só conseguimos passar a troco de muita paciência, cuidado redobrado e 50 minutos para vencer 10 km!
Valeu a aventura, mas sobrou revolta contra o governo do Rio de Janeiro, (i)rresponsável pelo deplorável estado da estrada.
Se alguém acha que estou exagerando, veja abaixo. O trecho todo é assim ou pior!

6 comentários:

Volney Faustini disse...

Rubinho
Estivemos em Cunha mês passado. Outro ano (retrasado - I think) resolvi a contragosto da patroa e de meu filho (coisas de 'mim') descer em plena meia noite.

Ainda bem que não chovia. É melhor por Taubaté. Segui os reclamos - pois eles estavam certos.

Agora que tem história lá - tem. E puco se faz para resgatá-la.

bete p.silva disse...

Nos meus tempos de campista, a gente ia por Taubaté. Saudades de Paraty, lindo lá nao?

Anônimo disse...

Nunca vi estrada tão feia, ladeada por tão lindas matas, valeu a pena fotografá-la...
Carmen

Anônimo disse...

Ops...Em tempo: e eu que viajo, hein??? Lembranças a todos...

rute disse...

Estou procurando fotos atuais da descida cunha paraty, ninguem acredita qd fala da estrada de pedras.

@Demi Alouca disse...

A estrada encontra-se inapta para a transição de ônibus e caminhões.E carros á noite porque não há iluminação.O prefeito de nossa cidade (PARATY) Nos informou que em janeiro começará a construção da estrada com pedras,pois a umidade a certo ponto não é compatível com asfalto.

Há também uma parada no meio da estrada.

Existe uma empresa clandestina ligando paraty - cunha e cunha - paraty.o horário de saída de paraty é 17:00 - do mercado PRODUTOR RURAL.Duração da viagem : 4:35 minutos.O horário de saída de cunha é 08:30 da manhã da rodoviária.
valor da passagem : R$ 15,00
- microonibus do ano 1944.faz um barulho infernal e as poltronas não contém almofadas para o conforto dos passageiros.E só vai peão !


- é mais compensável utilizar a empresa são josé Paraty - Guaratinguetá : 07:30/17:00
Guaratinguetá - paraty : 07:10/18:00

valor da passagem : 27,90
confortável e onibus de turismo.lá é só pegar o onibus de guaratinguetá para cunha.mais 7,00 na passagem.todos os dois sao onibus de turismo com banheiro e ar condicionado.